praia das areias brancas

Prefeitura instala redes para conter ataque de palometas em Rosário do Sul

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura de Rosário do Sul (Divulgação)

Pelo menos 110 pessoas foram atacadas por palometas nesta temporada de verão em São Francisco de Assis e Rosário do Sul. Para conter os ataques, a prefeitura de Rosário do Sul instalou cerca de 300 metros de rede na Praia das Areias Brancas.

Esporte e aventura vão marcar o domingo no interior de Santiago

A rede foi instalada em frente à guarita dos guarda-vidas na área de banho. Segundo a bióloga Letícia Freitas, os ataques de palometas a pessoas não são comuns, mas tem acontecido em função da seca do rio e também pela desova que ocorre nesta época.

- As palometas são peixes de médio poder ofensivo, porém há uma peculiaridade neste peixe: a fêmea faz a desova e o macho cuida. Chamamos isso de cuidado parental, sendo a única espécie a fazer isso. Talvez pelo fato da desova ter ocorrido mais naquela região do rio, coincidentemente na área de banho, é que tem acontecido os ataques, provavelmente em função do peixe se sentir ameaçado pelo movimento próximo a esta área - explicou.

Polícia Civil alerta sobre golpes com uso de nomes de delegados

Também serão instaladas placas orientando os banhistas que procurarem a área demarcada para banho para evitar transtornos.

As palometas são peixes carnívoros típicos dos rios do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Na década de 1980, houve uma infestação da espécie em Rosário do Sul. Em 2012, em Toropi, no centro do Rio Grande do Sul, vinte pessoas foram atacadas por um cardume de palometas. Na ocasião, o Ibama informou que o baixo nível do rio Toropi e a escassez de comida poderiam ter provocado o ataque. As palometas, apesar de serem espécie carnívora, não tem o hábito de atacar as pessoas que não estejam com algum corte ou ferimento.

Entre as recomendações dos bombeiros, está procurar ajuda dos guarda-vidas (quando houver) e atendimento médico imediatamente. Após os ataques, é recomendado que os banhistas evitem os locais onde se sabe que há presença dos peixes.

Conforme o último boletim divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) nesta sexta-feira, o balneário do Jacaquá, em São Francisco de Assis, e a Praia das Areias Brancas, em Rosário, estão próprios para banho. De acordo com a Fepam, dos 92 pontos de banho de praias gaúchas, oito deles estão impróprios para banho. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Irmãos acusados de homicídio em Rosário do Sul são detidos em Alegrete

Próximo

Jovem é encontrado morto dentro de cabana em Rosário do Sul

rosário do sul